sexta-feira, 21 de outubro de 2011

1º- Qual a origem etimológica do termo cidadania?

A origem da palavra cidadania vem do  latim "civitas", que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.

2º- Qual a diferença entre cidadania e direitos humanos?

Cidadania: Permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). Pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.

Direitos humanos: São os direitos e liberdades básicos de todos os seres humanos. Normalmente o conceito de direitos humanos tem a ideia também de liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.

3º- Qual a relação entre os estudos de T. H. Marshall e a compreensão da cidadania?

T. H. Marshall produzia textos clássicos sobre cidadania, especificamente no que se refere às relações entre cidadania e desigualdade. A discussão funda-se na existência de uma possível rationale das classes dominantes inglesas em relação ao grau de tolerância com a desigualdade. A partir daí procurou analisar o problema da desigualdade para as classes dominantes brasileiras.

4º- Podemos estabelecer alguma relação entre cidadania e movimentos sociais? Justifique sua resposta...

Sim. Movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio de um embate político, conforme seus valores e ideologias, e um contexto específico. Defendendo assim todos os direitos e deveres de uma determinada sociedade.
5º- Existe um limite para aquisição de direitos sociais? sim ou não? Qual(is) limite(s)?
 
Sim, pois se não houver um limite tudo desanda.

6º- No Brasil, a trajetória dos movimentos sociais segue a mesma lógica no pensamento de Murilo de carvalho e T. H. Marshall? Justifique sua resposta...

A trajetória dos direitos seguiu lógica inversa daquela descrita por T.H. Marshall," A pirâmide dos direitos humanos foi colocada de cabeça para baixo."
  
7º- No pensamento de T. H. Marshall quais os três elementos constituíntes de uma democracia plena? comente sobre cada um deles...

CIVIL: Direitos inerentes à liberdade ind,ividual, de expressão e de pensamento. E também os direitos de propriedade e justiça.
POLÍTICA: Direito de participação do poder político (eleitor ou eleitor).
SOCIAL: Conjunto de direitos relativos ao bem estar econômico e social.
 
8º- Apresente uma manchete de jornal sobre cidadania...

MANCHETE:
• Milhares de pessoas compareceram ao bairro Maria Goretti, em Belo Horizonte, para aproveitarem a Ação Global
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que falou sobre a ação de cidadania. "Esta é uma festa de cidadania, onde estamos nos encontrando para resolvermos nossos problemas. É um momento de muita alegria", contou.
Foram 377 atendimentos feitos pelo Sindicato. Uma das pessoas que procurou o Recivil para obter a segunda via de sua certidão de nascimento foi Wanderson Souto de Barros, de 30 anos. "A minha certidão não estava conservada e precisava dela para tirar a carteira de identidade", contou. "Esta oportunidade foi ótima, é uma bênção", completou Wanderson, que saiu do evento com a certidão em mãos e com ela pôde adquirir também sua carteira de identidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário