domingo, 12 de junho de 2011

O que justifica a descartabilidade na sociedade moderna?

É um paradigma da sociedade moderna.Com a industrialização gerou o consumismo exacerbado,a variedade de produtos faz com que qualquer produto fique desvalorizado e fora de moda.

Somos modernos ou pós-modernos?

    Somos pós-modernos, pois eles têm como característica o fato da razão virar racionalização, já não há pensamento crítico; ele prefere, neste mundo conflitivo, ser espectador e não protagonista, observador e não participante, público e não ator. 

Qual o paradigma de certeza na sociedade moderna?

 Zygmunt Bauman, mapeia as origens comuns das ansiedades na modernidade líquida e examina mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas. Segundo Bauman, as certezas da modernidade sólida se foram, e, com isso, a utopia do controle sobre os mundos social, econômico e natural desmoronou. Em mais um estudo singular sobre a vida contemporânea, Bauman divide com o leitor suas análises sobre o tema.

o que são inquietações existenciais?

        São as dúvidas e perguntas que temos sobre nossa vida ou razão de viver.

        As inquietações existenciais não se aplicam unicamente a uma pessoa mas também a sociedade.

Em relação à profissão, quem é Zygmunt Bauman, qual a nacionalidade dele e qual o principal conceito alvo de seus estudos?

Sociólogo polonês, Zygmunt Bauman é conhecido mundialmente por seu conceito de Modernidade líquida, em que as ideias de emancipação, individualidade, tempo/espaço, trabalho e comunidade estão propensas a mudar com rapidez e de forma imprevisível.